Utilizada por grandes varejistas, a solução se tornou imprescindível para reduzir o tempo de entrega para o consumidor.
A tendência de comprar em lojas online cresceu exponencialmente durante a pandemia de Covid-19 e se tornou um hábito entre os consumidores do Brasil e do mundo, que estão mais exigentes em relação aos prazos de entrega dos produtos adquiridos. Dos problemas que impactam no crescimento das lojas, na aquisição e fidelização de clientes neste contexto, os atrasos nos recebimentos são os que mais prejudicam a experiência do consumidor — uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Digital Talks afirma que 20% dos consumidores que compraram na internet tiveram problemas em sua entrega nos últimos 12 meses, ou seja, o produto chegou muito depois do prazo ou não foi entregue na data prevista.
Grandes varejistas já resolveram esse problema por meio do Processador de E-Commerce. A ferramenta é voltada para o gerenciamento completo das entregas e está no mercado resolvendo este conhecido problema do comércio digital. Hoje, vamos entender como essa tecnologia pode auxiliar os meios de envio da sua loja, mitigando os atrasos que causam transtornos ao cliente.
Os meios de envio são a forma como o seu cliente receberá um pedido; a entrega pode ser realizada através dos Correios, transportadoras parceiras, veículo próprio, motoboy, bicicleta ou retirado na loja. Diversificar os meios de envio é fundamental para que o cliente tenha uma boa experiência de entrega — alguns preferem receber o pedido em casa, outros preferem retirar o produto na loja mais próxima. Garantir uma qualidade no serviço de entrega independente da forma de entrega escolhida é imprescindível para o sucesso da jornada de compra.
Implementar o Processador de E-commerce agiliza o fulfillment, ou seja, torna o armazenamento, embalagem e distribuição dos pedidos mais rápidos em relação ao processo padrão. O algoritmo da ferramenta verifica a disponibilidade do produto e direciona automaticamente o pedido para a loja mais próxima do cliente. O pedido entra no sistema da loja, que verifica qual o vendedor disponível e o responsável pode iniciar o processo de preparação do pedido. Dessa forma, tudo fica pronto para a retirada na loja escolhida pelo consumidor em até 2 horas após a aprovação da compra.
Em pedidos enviados por meio de transportadoras, a redução no prazo de entrega se dá por conta da diminuição do tempo de preparação — período existente entre a compra do produto e o momento em que o pedido está pronto para ser retirado nos centros de distribuições, lojas físicas ou darkstores. Após a emissão da nota fiscal, a etiqueta de transporte é gerada automaticamente com todas as informações do pedido, proporcionando mais agilidade em sua expedição.
As principais etapas do ciclo de vida do pedido são acompanhadas em um dashboard operacional, o que auxilia as transportadoras no planejamento, roteirização e coleta dos pedidos. Quantidade de pedidos por loja, pedidos aguardando separação, separados, conferidos, aguardando estoque, expedidos e pedidos cancelados são alguns dados possíveis de extrair da ferramenta. Esses dados são estratégicos e podem ser usados para criar métricas de SLA, OTIF, CSAT, taxa de recompra e ruptura de estoque, ajudando os departamentos de vendas, logística, compras e financeiro nas tomadas de decisão.
É necessário que um varejista possua de 3 a 4 meios de envio, em média, para entrega de mercadorias. Uma gestão de fretes e de transportadoras descentralizada impacta diretamente na qualidade do seu transporte, portanto, centralizar essas informações em uma única plataforma é ter o controle total da operação. Outro ponto importante está em ter a volumetria de pedidos e quantidade de pedidos aguardando faturamento visível, fazendo com que seus parceiros de transporte consigam se organizar no planejamento da frota, otimizando cargas e ganhando tempo na roteirização dos pedidos.
O Processador de E-commerce funciona tanto na opção de entrega do pedido em casa quanto na retirada do pedido na loja, processo conhecido como Ship From Store, estratégia alternativa viável e economicamente vantajosa, que ajuda na rotatividade do estoque, redução de perdas de vendas e possibilitando que o cliente escolha como se dará o recebimento de sua mercadoria. Importante ressaltar que ele não precisa se preocupar em chamar a transportadora para a coleta — o serviço possui integração com qualquer meio de envio da empresa.
Sim, o serviço garante agilidade independente do tamanho da sua loja, possibilita o acompanhamento de todo o ciclo de vida do pedido e antecipação de gargalos da sua operação. Seja para tratar uma ruptura de estoque, acompanhar a separação de um pedido com prioridade de entrega, ou até mesmo realizar alguma alteração na etiqueta de transporte, o Processador de E-commerce agiliza todas as etapas do processo e antecipa qualquer tratativa necessária antes da expedição do pedido, garantindo a entrega na data prevista.
Segundo o Reclame Aqui, entregas atrasadas foram o maior motivo de reclamações no site durante a Black Friday de 2022. Com o Processador de E-commerce em sua operação, a loja garante que seu cliente não passará por esse problema, pois entregará o produto de forma rápida e num prazo muito menor que o do concorrente. Além de ajudar na aquisição e fidelização de novos compradores, a reputação da loja também será beneficiada e, consequentemente, suas vendas.
Uma pesquisa feita pela VoxWare e publicada no WebSite Magazine aponta que 69% dos consumidores são muito menos propensos a comprar de um varejista no futuro se um item não for entregue no prazo. Portanto, é necessário que os empreendedores evoluam nesse sentido, investindo em tecnologias capazes de diferenciá-lo no mercado. Daí a importância do Processador de E-commerce para o delivery da loja digital; a ferramenta garante que o cliente terá uma boa experiência na entrega e, consequentemente, voltará a consumir seu produto.
Hoje, você entendeu um pouco mais sobre meios de envio em nosso terceiro post para a trilha de conteúdo sobre o Processador de E-commerce. Em nosso próximo post, você vai aprender como nossa tecnologia também impacta em sua estratégia de marketing.